Redes Sociais: Instagram

Redes Sociais: Instagram

Já criou o seu perfil no Instagram? Se ainda não o fez, pense melhor. O Instagram é uma rede social orientada para a partilha de fotos e vídeos a partir do seu telemóvel e está a torna-se uma das melhores ferramentas online para os agentes de venda direta.

Abra a sua conta nesta rede social e leia estas dicas para assegurar que tira o melhor proveito desta nova plataforma.

Neste artigo não vou falar sobre a parte mais "técnica" de como abrir e configurar a sua conta no Instagram (encontra diversos tutoriais sobre esse tema ao pesquisar na internet), mas sim sobre a estratégia de produção de conteúdos.


8 Razões para Experimentar o Instagram


1. O Instagram tem mais de 700 milhões de utilizadores ativos e está a crescer muito rapidamente, inclusive em Portugal.

2. É uma excelente forma de mostrar o que um produto faz ou como fica na vida real - pode mostrar os produtos em contexto. Por exemplo, Sun Zone na sua bolsa de praia ou Batom Lip Sensation em você!

3. Pode mostrar como é o dia a dia de um Assessor/Líder, em vez de contar - mostre aos seus seguidores o que você faz...uma imagem vale mais do que mil palavras.

4. Muitas mulheres usam o Instagram para procurar ideias e inspiração em beleza e maquilhagem e para descobrir novos produtos. Para muitas, já é um destino obrigatório na hora de compra.

5. Pode alcançar uma audiência nova e relevante para o seu negócio. Encoraje-os a seguirem-na.

6. O Instagram pode servir para estabelecer e nutrir relações e criar envolvimento, através de imagens e vídeos.

7. Pode publicar publicamente ou através de grupos e mensagens diretas.

8. Junte-se à comunidade Oriflame (@oriflame e @oriflameoficialportugal) e esteja a par das campanhas e iniciativas.


Que conteúdos devo partilhar no Instagram?



70% - Conteúdos pessoais e úteis.

A sua vida! Mostre aos seus seguidores o que você faz. Onde esteve e o que fez - e com quem? Não precisa de ser tudo sobre a Oriflame - afinal de contas é a sua vida.

Pode partilhar momentos que estejam relacionados com a Oriflame e as suas vantagens, mas não precisa de mencionar a marca Oriflame.

Exemplos:

"A apreender mais sobre marketing digital junto com 50 outras pessoas inspiradoras. #businessgoals"

"Convívio com as amigas para falar sobre dicas de cuidados do rosto. #ilovemyjob"

"Trabalhar para mim, significa poder ir levar e buscar a minha filha sem stress!"


20% - Inspiração Oriflame.

Conteúdos relacionados com a Oriflame. Mostre os produtos e partilhe as suas opiniões e experiências. Mostre aos seus seguidores o resultado dos produtos em si.

Incentive a participação dos seus seguidores com os seus posts. Gostaram mais deste ou daquele produto? Coloque questões e peça opiniões - quantas mais pessoas comentarem os seus posts, maior visibilidade terá.

No entanto, este tipo de mensagens não deve incitar implicitamente a compra ou venda - apenas está a procurar inspirar os seus seguidores.


10% - Conteúdos promocionais.

Apenas um máximo de 10% dos seus posts devem ser orientados para mensagens do tipo "compre aqui" ou "inscreva-se agora".

O objetivo continua a ser essencialmente inspirar os seus seguidores. Tire uma foto bonita para enquadrar o texto do post com a chamada para a ação.


O que são as #hashtags?


As hashtags ajudam a organizar e a categorizar os conteúdos de imagens e vídeos. Então quando acrescenta um # no início de uma palavra (exemplo: #oriflame) será mais fácil para as pessoas interessadas na Oriflame encontrarem o seu post.

Então, se criou um post com um destaque para um conjunto de cuidados do rosto NovAge, pode acrescentar as hashtags #oriflame #novage #cuidadosdorosto, para que as pessoas à procura destes tópicos possam facilmente encontrar o seu post e eventualmente interagir com o seu perfil e tornar-se um seguidor!

Pense em hashtags relevantes para os seus posts - estas podem ser relacionadas com o negócio e estilo de vida (#lovemyjob #trabalharemcasa) ou orientadas para o produto (#geleiareal #novage).


No que diz respeito às redes sociais, o mais importante é começar e ir experimentando de forma a encontrar a estratégia que melhor se adapta ao seu estilo de vida e com a qual se sente mais à vontade.

Sem comentários