Como Conseguir Referências dos Seus Clientes

Como Conseguir Referências dos Seus Clientes

Não é segredo que as referências são uma excelente forma de aumentar as suas vendas. Potenciais clientes estão muito mais à vontade para fazer negócios com pessoas que conhecem por via de recomendações de amigos. Procurar referências, tal como qualquer outra habilidade, requer empenho e prática. O primeiro passo é tornar a pesquisa por referências, como parte da rotina do seu negócio. Implemente as seguintes sugestões para começar a fazê-lo.


Peça referências! - Isto pode parecer óbvio, mas muitas pessoas ficam intimidades em pedir referências diretamente dos seus clientes. Existem certas formas de pedir mais eficazes do que outras. Por exemplo, em vez de perguntar, "Conhece alguém que pretenda comprar produtos da Oriflame?", uma forma mais eficaz seria, "Conhece alguém que adore maquilhagem?". Esta pergunta mais específica, certamente lhe trará mais nomes do seu cliente, e também eles poderão vir a tornarem-se seus clientes habituais.

Ajude outras pessoas - Pode estar a perder a oportunidade de se colocar numa situação de mútuo benefício. Por exemplo, ao acompanhar um amigo ou um familiar a um evento de caridade, em que ele esteja envolvido, pode ser útil para obter referências. Estará a ajudar alguém, contribuindo para uma causa, e conhecendo novas pessoas e potenciais novos clientes ao mesmo tempo.

Construa relacionamentos fortes - Com certeza pretende que os seus clientes confiem em si, como também gosta que eles se mantenham motivados ao longo do tempo, mantendo-se fiéis. Procure saber os interesses dos seus clientes, quando Interage com eles. Vai ser capaz de acrescentar um toque pessoal no seu diálogo, que por sua vez irá impressionar positivamente o seu cliente, aumentando assim as possibilidades de falar sobre si aos seus amigos. Seja sempre profissional, cortês e atencioso.

Defina uma meta precisa para si mesmo - Pedir referências deve fazer parte do seu trabalho diário. Mantenha um registo de quantas referências pediu e a quem, em cada dia. À medida que se vai sentido mais à vontade para pedir referências, desafie-se a si próprio, aumentando esse número e estabelecendo uma nova meta.

Mantenha contacto - Estamos a aproximar-nos da época de Natal e porque não enviar os tradicionais postais? Quando bem feito, pode realmente destacar-se e obter referências. Lembre-se que a maioria das pessoas colocam o seus postais à vista, onde visitas e membros da família o irão ver. Então, invista algum tempo a criar um postal original que se destaque, e envie o quanto antes para ser o primeiro a chegar às mãos dos seus clientes.

Ofereça recompensas - Quando um cliente lhe dá uma referência, assegure que ele sabe o quando apreciou esse gesto. Uma simples nota escrita à mão a agradecer, enviada por correio, será certamente uma boa lembrança para o cliente, especialmente numa era onde predominam os e-mails, mensagens de texto e chamadas de vídeo.

Domine a prática de pedir referências aos seus clientes e veja as suas vendas a crescerem significativamente!

Sem comentários